domingo, 25 de janeiro de 2009

A Casa da Poesia




J. J. Letria detém-se, uma vez mais, nas qualidades escondidas ou facilmente visíveis da poesia, construindo, em estrofes de extensão muito variável, quase todas iniciadas pela expressão «A poesia…», um discurso profundamente metafórico. É desde logo no próprio título que se introduz uma das ideias fulcrais: a poesia é, acima de tudo – e como cada uma das casas que habitamos –, um espaço de intimidade, de informalidade e até de protecção. Além disso, e sempre através de um processo de elaboração semântica alicerçada na metáfora e na personificação, associa-se a poesia a todas as idades, mas muito particularmente à infância, ao tempo sem pressas que se vive nessa idade e ao jogo livre e risonho que tal arte, comparável à «das bordadeiras e dos ourives / quando querem / que aconteça beleza», acaba inevitavelmente por motivar. Também se revela, neste livro de José Jorge Letria, o mais intenso desejo ou objectivo da poesia – «ficar no coração / de quem a quiser lembrar» –, sublinhando-se, igualmente, o seu carácter livre e aberto às incertezas. Da mensagem expressa pela poesia deste livro transparecem, ainda, boa disposição, optimismo, alegria, muitos pedaços dessa «alegria circular» de que fala o poeta quase no final do livro e que está sempre “ao dispor de mais um”.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Um Prémio...



Recebi o prémio do blog: http://aviagemdosamarelinhos.blogspot.com/


«Este "selinho" foi criado com o objectivo de homenagear todos os que contribuem para a educação e tem algumas regras:
♥ Ao receber esse troféu, deve-se oferecer a 10 blogues que tenham compromisso e afecto com a educação;
♥ Deve-se exibir a imagem do selo no blogue (em baixo, na barra lateral, em "prendinhas que recebemos");
♥ Deve-se colocar um link para o blogue de onde se recebeu a nomeação;
♥ Deixar um comentário nos blogs selecionados, permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou.
♥ O blogue que receber 5 vezes o troféu Pedagogia do Afeto irá à página http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/ deixando um comentário com o e-mail para receber mais uma homenagem.»

Aqui ficam os blogs escolhidos:

http://jardimdabea.blogspot.com/
http://educarpartilhando.blogspot.com/
http://magia-de-educar.blogspot.com/2007/11/outro-aspecto-que-me-tem-chamado-ateno.html
http://educadorahoje.tripod.com/
http://trabalhodeprojecto.blogspot.com/
http://sitiodasara.blogspot.com/
http://jardimdaalegria.blogspot.com/
http://jardimdaalegria.blogspot.com/

domingo, 11 de janeiro de 2009

O Gato Comilão

sábado, 3 de janeiro de 2009

Eu Espero



(…) Uma extraordinária metáfora da vida dada por um fio que corre, passando de página para página (desde a folha de rosto até à página final preenchida com o fio apanhado em meada), e que arrasta acontecimentos marcantes que constroem um ser na sua plena dimensão humana. Vida feita de alegrias e tristezas, mas com a espera sempre como elemento recorrente. O livro, e em particular a capa, tem o formato de um sobrescrito com janela, de onde sai a imagem de uma criança com olhar expectante; a partir daqui os vários momentos representados articulam-se de forma solidária e mostram ao leitor que há sempre um amanhã e que vale a pena acreditar no futuro. O modo sóbrio como se representam as personagens e a profundidade da expressão do traço do ilustrador, reforçados pela omnipresença do fio vermelho da vida, tornam este livro um objecto de arte de grandíssima qualidade.(…)